Nicholas Bakalar
Um novo estudo constatou que talvez seja possível treinar as pessoas para que sejam mais inteligentes, aumentando o poder cerebral com que nasceram.
Até agora, a suposição dominante era a de que a capacidade mental que nos permite resolver problemas novos sem que tenhamos experiência prévia relevante - definida pelos psicólogos como "inteligência fluida" - é inata e não pode ser ensinada (ainda que as pessoas possam elevar seus resultados nos testes dessa habilidade por meio da prática).
Mas no novo estudo, pesquisadores nos Estados Unidos descrevem um método de reforçar essa capacidade, bem como experiências que comprovam que o sistema funciona. O essencial, constataram, era treinamento cuidadosamente estruturado para a memória funcional - a espécie de memória que permite memorizar um número de telefone apenas pelo tempo necessário a discá-lo.
Esse tipo de memória se relaciona estreitamente à inteligência fluida, de acordo com as mesmas informações de referência contidas no artigo, e parece depender dos mesmos circuitos cerebrais. Assim, os pesquisadores arrazoaram que melhorá-la poderia conduzir a melhoras na inteligência fluida.
Primeiro eles mediram a inteligência fluida de quatro grupos de voluntários empregando testes padronizados. Depois, treinaram cada um deles em uma tarefa de memória complicada, uma variação elaborada do jogo infantil de cartas chamado Concentração, na qual eles tinham de memorizar estímulos visuais e auditivos apresentados simultáneamente, e recordá-los posteriormente.
O jogo foi montado de forma a se tornar difícil a cada sucesso, e mais fácil a cada tarefa que os participantes fracassassem em cumprir. Isso assegura um nível elevado de dificuldade, ajustado individualmente para cada participante, mas não um nível de dificuldade alto a ponto de destruir a motivação dos participantes de continuar tentando. Os quatro grupos passaram por meia hora diária de treinamento por prazos de respectivamente oito, 12, 17 e 19 dias.
Ao final de cada sessão, os pesquisadores testavam novamente a inteligência fluida dos participantes. Para garantir que eles não estavam melhorando apenas sua capacidade de realizar testes, os pesquisadores compararam seu desempenho ao de grupos de controle que faziam os testes mas não passavam pelo treinamento.
Os resultados, publicados na mais recente edição da Proceedings of the National Academy of Sciences, foram notáveis. Ainda que os grupos de controle tenham conseguido avanços, presumivelmente porque ganharam prática nos testes de inteligência fluida, a melhora dos grupos treinados foi substancialmente maior. Além disso, quanto mais longo o treinamento, melhores os resultados. Todos os participantes, do mais fraco ao mais forte, mostraram melhoras.
"A inteligência foi sempre considerada como traço hereditário inalterável", disse Susanne Jaeggi, pesquisadora de pós-doutorado em psicologia na Universidade de Michigan e uma das co-autoras do estudo. "Nossos resultados demonstram que você pode aumentar sua inteligência, dando o treinamento adequado".
Por que o treinamento funcionou? Os autores sugerem diversos aspectos do exercício que podem ter sido relevantes para solução de novos problemas: ignorar itens irrelevantes, monitorar o desempenho atual, gerir duas tarefas simultaneamente e conectar itens relacionados uns aos outros no tempo e no espaço.
Ninguém sabe por quanto tempo os ganhos persistirão depois que o treinamento pára, disse Jaeggi, e a estrutura da experiência não permitia que os pesquisadores determinassem se treinamento adicional continuaria a resultar em avanços na inteligencia.
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FONTE: New York Times