POWER MEMORY PARA EXAMES E CONCURSOS SESSÃO 1B
OS PRINCIPIOS DA MEMORIA
O que nós lembramos e o que esquecemos. Neste capítulo vamos falar sobre alguns elementos que irão demonstrar o que nós lembramos e como lembramos. A primeira regra da memória é que nós pensamos de acordo com desenhos com muito mais facilidade do que com conceitos. Para ilustrar esta regra farei uma provinha para você.
Vou te dar dez palavras para memorizar. Você está pronto? A primeira palavra é BANANA, a próxima é SER, a próxima é SECO, a próxima é VERDADEIRO, a próxima é TEMPO, a próxima é CENTRO, a próxima é ESTIMAR, a próxima é SAUDÁVEIS, a próxima é CORAJOSO e a última é Bill Clinton.
Conclusão n°. 1 –
temos tendência a lembrar desenhos, símbolos com muito mais facilidade do que palavras abstratas.
Conclusão n°. 2 –
temos tendência a lembrar de coisas que estão no início e de coisas que estão no final.
Conclusão n°. 3 –
temos dificuldade de lembrar (e até esquecer) palavras abstratas.
Por que isto acontece? Para entender porque isto acontece, eu preciso explicar como funciona nossa mente. Os cientistas e especialistas atualmente estão ainda pesquisando nosso cérebro, especialmente nos últimos anos, através do MRI - um equipamento chamado Magnetic Ressonance Imaging. Através deste aparelho os cientistas podem ver o que acontece dentro do nosso cérebro quando ele pensa.
100,000,000,000 X 20,000 = 2000,000,000,000,000
Se você pegar, por exemplo, o cérebro de Einstein, irá descobrir uma coisa interessante. O cérebro de Einstein era diferente dos outros cérebros num aspecto simples: Ele tinha muito mais conexões entre as células cerebrais do que um cérebro comum. Veja o diagrama na apostila.
O PENSAMENTO É UM PROCESSO ELETRO- QUÍMICO
Quando você assiste TV, cada desenho é composto de 450 linhas de vídeo; em outras palavras, 450 linhas que compõem um desenho. Se você pegar uma lente e colocar sobre a TV ou computador, você vai perceber que cada região é composta de muitos pontinhos pequenos com cores diferentes, ou seja, criando um processo de criação de lineares em pontos pequenos, chamados em inglês de "pixels".
Quanto maior o tamanho do desenho e os movimentos do desenho que você cria em seu cérebro, quanto mais fácil de lembrá-lo |
Quanto maior seu envolvimento emocional com seu desenho, engraçado, nojo, triste, chocante, vulgar, sexual, assustador, surpreendente, quanto mais fácil para você lembrar |
Nível de envolvimento Emocional altoDesenho Vivo e detalhado
|
Aprendizagem multi sensorial é aquele que envolve maior quantidade de funções cerebrais envolvida no armazenamento de informações. Estudos mostram que recordamos 10% do que lemos, 20% do que escutamos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e escutamos, 70% do que ouvimos e discutimos, e 90% do que lemos, escutamos, vimos, discutimos e fazemos. É isso exatamente o que nos vamos fazer neste curso. Cada vez mais vou adicionar uma “camada” em cima de nossa base e cada vez mais nós vamos aumentar nosso envolvimento com o assunto fazendo-o multi sensorial.
Pare: Faça revisão da lição antes de continuar:
Os princípios da memória EDNA
Nossa mente tende a guardar:
Desenhos - pensar com desenhos com mais facilidade. Quanto mais vivo e detalhado for o desenho, melhor será a memorização.
Ação - desenhos com movimentos amplos. Quanto mais amplos e rápidos os movimentos, melhor.
Emoção - desenhos ofensivos, vulgares ou sexuais. Desenhos exagerados ou engraçados. Quanto mais emocionante, chocante, assustador, engraçado, exagerado, bizarro, melhor.
Nós - lembramos o que acontece conosco.