AULA 2 - SPEEDY ENGLISH

FLASH CARD SIMPLES

O primeiro método vai surpreender você, tanto pela sua simplicidade quanto pela sua eficácia. Estou falando sobre o método de flash cards e flash cards inteligentes. Primeiro o que é Flash Card? É  meramente um cartão com informação escrita em seus 2 lados. Se tivermos que memorizar a palavra Power, ou seja, Poder,  vamos ter escrito num lado do cartão (pode ser pedaço de papel) a palavra POWER e no outro lado seu sentido em português -  Poder. O que achei chocante é o surpreendente fato que mesmo sem nenhum método de  memorização, o mero fato dos alunos terem usado os flash cards aumentou seu desempenho várias vezes.

flash card exemplo

Mas por que? A resposta é memória motória (física) ! Se eu der a você uma lista de vocabulário escrita numa folha de papel para memorizar, você vai perceber que a tarefa não é tão fácil, MAS se criarmos flash cards para aquelas mesmas palavras, recortá-las  e segurarmos cada uma em nossa mão,  nosso desempenho  na memorização vai aumentar. Acredite-me, já testei este método com centenas e até milhares de alunos. Os Flash Cards realmente funcionam! O que causa este sucesso é a combinação de memória visual + memória fonética + seu senso de tato. Quando pronunciamos cada palavra, seu sentido e tocamos cada uma, isso aparentemente melhora bastante nosso desempenho.

O mero fato que as palavras e frases matrizes  estão escritas num pedaço de papel, separadas da página, ajuda nossa mente a fixar e focar as palavras melhor.

Segundo Dr.  Howard Gardner, da Universidade de Harvard, nossa inteligência não é apenas única e sim composta de pelo menos 7 inteligências diferentes:

  • Inteligência linguística verbal: a habilidade de falar e escrever bem
  • Inteligência matemática e lógica: a habilidade de raciocinar e calcular.
  • Inteligência visual: a habilidade de imaginar e desenhar
  • Inteligência musical: a habilidade de interpretar, cantar e criar música.
  • Inteligência motória: a habilidade de ter boa coordenação física.
  • Inteligência inter-pessoal: a habilidade de se comunicar e se comportar bem com outras pessoas.
  • Inteligência intra-pessoal: habilidade de exercer controle sobre si mesmo.

    INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA APRENDIZAGEM DE IDIOMAS

    Desde que a teoria das Inteligências Múltiplas foi lançada por Howard Gardner, temos nos debruçado sobre seus estudos tentando compreender as possibilidades de aprendizagem que esta teoria nos oferece. Gardner, propriamente, não é pedagogo. Muito menos é da área da educação. Seus estudos estão embasados na neurociência, mas muito nos é útil em sala de aula.

    Entendemos que seus estudos possam nos ajudar na melhor compreensão sobre a aprendizagem. Entendemos que ao compreender o básico do funcionamento do cérebro humano, podemos potencializar nossas aulas e contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos, e de nós mesmos.

    Gardner afirma que possuímos nove inteligências. Afirma também que todos nós possuímos essas inteligências, alguns com maior desenvolvimento, outros nem tanto. Para que o indivíduo desenvolva tais inteligências, Gardner propõe duas hipóteses. A primeira é que o indivíduo nasce com essa ou aquela inteligência já desenvolvida. Tal hipótese está fundamentada nos estudos da genética. O autor entende que podemos carregar no nosso código genético diferentes inteligências dos nossos pais ou avós.

    A segunda hipótese trata dos estímulos. Gardner afirma que a inteligência pode ser estimulada a partir de diferentes atividades ao longo de sua vida.

    Claro que em uma situação em que o indivíduo nasça com a inteligência musical, mas não tenha estímulo ao longo de sua vida, provavelmente não deixará aflorá-la e ficará “adormecida”.

    Diferentes contribuições para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas.

    Na psicologia da educação, normalmente nos debruçamos sobre os estudos de Vygotsky, Piaget e Skinner. Sem dúvida cada um trouxe uma grande contribuição para a compreensão sobre o “como aprendemos”. Basicamente podemos afirmar que:

    • Vygotsky trata do sóciointeracionismo. Ou seja, aprendemos a partir das nossas relações sociais. A partir da troca de ideias. A partir de diferentes conflitos.
    • Piaget trata do cognitivismo. Ou seja, aprendemos a partir dos nossos esforços (ou do nosso interesse) sedimentando conhecimentos novos adquiridos aos conhecimentos prévios. Assim, chamamos de construtivismo.
    • Skinner trata do condicionamento. O autor entende que nossas ações podem condicionar o comportamento das pessoas moldando-as conforme nossos interesses. Para isso, devemos fazer uso de recompensas ou punições.

    Pois bem, diante da contribuição dos três autores acima, podemos utilizar suas teorias de aprendizagem, com o foco no estímulo ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. Tanto para nossos alunos (ou filhos) quanto para nós mesmos.

    INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER

    De forma bem resumida e direta, listamos abaixo as nove inteligências múltiplas:

    1. Capacidade de se relacionar com o espaço conseguindo se deslocar com autonomia e administrando distâncias e pontos de referência.
    2. Cinestésico-corporal. Capacidade em controlar e utilizar o corpo. Realizar diversas atividades motoras complexas em diferentes situações, bem como manipular diferentes objetos de formas criativas, ordenada e diferenciadas.
    3. Lógico-matemática. Compreensão dos elementos da linguagem matemática, ordenando símbolos numéricos e algébricos. Assim como também articula quantidades, espaço e tempo.
    4. Está associada à percepção e compreensão dos elementos naturais e a relação entre a vida animal, vegetal e os ecossistemas. Apresenta grande capacidade de leitura do ambiente.
    5. Linguística. Revela-se grande capacidade de comunicação (oral ou escrita).
    6. Manifesta-se naquele que tem grande capacidade de combinar e compor a música. Apresenta grande sensibilidade ao ouvir diferentes sons e, mesmo sem saber tocar um instrumento, consegue distingui-los.
    7. Estabelece grandes relações afetivas consigo. Consegue se compreender diante dos demais realizando sua auto avaliação.
    8. Tem boa capacidade de compreender as outras pessoas e mantem bom relacionamento com diversos grupos, fazendo uso de uma verdadeira “leitura do outro”.
    9. Possui profunda reflexão sobre os limites do cosmo e do existencialismo humano. Muito ligado às questões espirituais e aos elementos da vida.

lemb

Segundo ele cada pessoa possui uma combinação diferente das inteligências e o motivo porque muitos alunos fracassam em seus estudos é porque nas escolas tradicionais usamos apenas uma ou duas inteligências - a inteligência lingüística, matemática e lógica. Algumas pessoas tem mais inteligência interpessoal e outras tem mais inteligência lógica.

A melhor analogia para descrever o processo de aprendizagem é comparar nossa mente a uma sala e que vários corredores conduzem àquela sala. Cada corredor simboliza um modo de aprendizagem. Um corredor conduz a informação visual, um outro corredor conduz a informação através do senso da audição, um outro corredor conduz a informação usando o senso de tato e assim por diante.  Todos esses sensos reforçam a conexão cerebral em nossa mente e como já sabemos a aprendizagem é um processo de fiação e conexão entre várias regiões na mente.

Então usar flash cards permite o uso mais amplo de várias inteligências que resulta em aumento considerável em nosso desempenho na memorização. Eis um exemplo de como usar os Flash Cards. Você pode inventar  um tipo de jogo. Pegue 100 Smart Flash Cards e misture todos em cima da mesa. Junto com seu colega pegue 50  Flash Cards e ele pega 50  Flash Cards também. Comece a testar  seu amigo, cada um na sua vez. Se você acertou, você ganha pontos, se você errou ou não sabe, você perde pontos.  A dinâmica do jogo pode estimular bastante seus desempenhos. Fazendo este jogo 3 ou 4 vezes, vocês podem acabar memorizando 100 palavras em apenas uma hora.

Este jogo pode ser feito em grupos ou até sozinho. Flash cards são poderosas ferramentas na aprendizagem. Quando tenteiensinar meus alunos a usar flash cards fiquei surpreendido com a velocidade da aprendizagem.  O mero fato que as palavras eram escritas num pedaço de papel foi suficiente para ajudar a mente a aprender mais rápido. Até alunos desmotivados de repente ficaram interessados no jogo e acabaram lembrando de tudo.






DIRETRIZES GERAIS SOBRE OS FLASH CARDS:

1. Você deve usar cores diferentes nos seus flash cards. Pegue aquelas canetas fluorescentes e destaque algumas das palavras. Lembre-se que nossa mente prefere cores do que preto e branco.

Após  terminar faça pelo menos 7 revisões das palavras que você acabou de memorizar aplicando a regra de OVERLEARN ou aprender demais que mencionei no Power Memory . Uma pesquisa interessante foi feita com 5 grupos de estudantes. Eles tinham a tarefa de memorizar 150 sílabas de bobagem sem nenhum sentido, a única coisa que foi diferente entre os grupos foi  o tempo que foi dedicado a revisões. Ou seja, todos os estudantes tinham o mesmo tempo para estudar as sílabas - 1 hora, mas cada grupo foi instruído a dedicar tempo diferente para a revisão. O primeiro grupo apenas leu as sílabas sem nenhuma revisão, conseguiram  lembrar  65 sílabas, o 2o  grupo dedicou 80% para leitura e 20% para revisões, conseguiu  lembrar 92 sílabas. O grupo que leu apenas  20% do tempo mas usou  80% do tempo para revisão lembrou 137 sílabas, quase o dobro do grupo que apenas leu.

Conclusão: se você dedicou uma hora para memorizar 60 palavras, os primeiros 30 minutos você deve memorizar todas as palavras e o restante 30 minutos você deve dedicar apenas para revisões.

Lembre-se que essas revisões funcionam na mesma forma que você anda num caminho no meio da floresta. Quanto mais você anda nele, tanto mais a impressão  no caminho é mais forte. Cada vez que você repete a informação você reforça as conexões entre os neurônios.

3. Eis um fato interessante. Você sabia que se você aprendeu 10 palavras hoje, você vai acabar esquecendo pelo menos 7 palavras em apenas 24 horas? Ou seja, uma perda média de 70% em 24 horas, 85% 7 dias depois e 95% 30 dias depois?

Para você lembrar tudo que você acabou de aprender para longo prazo, você deve aplicar a regra de repetições cronometradas. Não faz sentido que você aprenda tudo hoje e após  uma semana você esqueça mais de 85% da matéria. Para eliminar este fenômeno use a regra de revisar sua lição.

  • 1 hora depois
  • 24 horas depois
  • 1 semana depois
  • 1 mês depois
  • 1 vez por mês

Lembre-se que a menos que você fixe sua materia para longo prazo, sua aprendizagem não será eficaz! Porque esta é a única maneira que deixa sua mente aumentar gradualmente o tamanho do seu  vocabulário.

Pegue um a um, leia-o e segure-o na mão um pouco acima do seu campo da visão.

man looking at flashcard

FÓRMULA DOS FLASH CARDSA seguir, um resumo simplificado e prático de como criar e usar os Flash Cards (FC)PREPARANDO SEUS FLASH CARDS:

  • Primeiro pegue papéis quadrados  no tamanho de um cartão de visita e num lado do papel escreva a palavra ou frase em inglês e no outro lado escreva a tradução da frase ou palavra. (Caso você queira ser ainda mais sofisticado,  pode usar os métodos de memorização para criar seus próprios flash cards ou até Flash Cards Inteligentes, mas nada a mais deve ser escrito.)
  • Crie pelo menos 100 flash cards  para cada lição (ou cada novela sonora).

MEMORIZANDO SEUS FLASH CARDS:

  • Empilhe seus FC no centro da sua mesa.
  • Pegue um a um, leia-o e segure-o na mão um pouco acima do seu campo da visão.
  • Decore um grupo de 10 FC e repita o estudo dos mesmos 10 pelo menos 6 vezes (que é muito além do que você acha  necessário mas, mesmo assim, faça 6 revisões de cada 10 FC). Este processo podemos chamar de OVERLEARN ou aprender demais.
  • Pegue os próximos 10 FC e repita o processo até que você termine com  todos os FC.
  • Faça revisão final de todos os FC e você ficará surpreso de quanto você conseguirá lembrar até sem nenhuma técnica.

DIRETRIZES ADICIONAIS :

  • O estudo dos FC pode ser feito enquanto uma música barroca estiver  tocando no fundo (combine seu estudo com Super Learning).
  • Lembre-se que pelo menos metade da sua aula deve ser dedicada para revisões.
  • Você pode fazer FC para qualquer assunto e pode combinar isso com o método da imersão.
  • Repita a lição de acordo com o plano da imersão.

Os flash cards neste manual aparecem assim:

flash card exemploModelo de “Smart Flash Card” (Lê mais sobre este tipo opcional de Flash cards no apêndice deste manual)Você deve recortar e dobrar na linha pontilhada, assim você vai ter num lado a palavra em inglês e no outro sua tradução em português.



FLASH CARDS VIRTUAIS NA TELA DO SEU MICRO
Embora que eu acredito que a melhor prova de aprender é com Flash Cards no papel, eu inclui no seu curso, inteiramente gratis, o recurso de aprendizagem com flash cards virtuais na tela do seu micro. O aplicativo (vendido por R$ 40,00) esta incluido Gratis no seu curso. Basta fazer download no seu micro, e em seguida insere no seu aplicativo o arquivo de csv, das palavras que voce quer aprender. O aplicativo mostra um flash card virtual na tela do seu micro e calcula sua taxa de sucesso em porcentagem. Cada vez que voce deseja aprender um vocabulario ou até as regras da gramatica, so faça upload dos arquivos (muitos ja incluidos no seu curso) e pronto, começa estudar. É extremamente eficaz. So começa usar. 


Sim! Quero comprar o Speedy English

Speedy English Online de 1000 horas em vídeo e áudios +

4 Módulos de Imersão Total +Diploma  
De R$ 1500, R$ 860, R$ 770,
Por apenas R$ 299
*(ou caso voce quer ser um revendedor, veja outras opções)
Em até 12 x no Cartão

s2Member®